Casa da Essência

A Casa da Essência surgiu em 1997 com o propósito de atuar nas áreas da saúde, educação, ecologia e espiritualidade. Ao longo dos anos suas ações ocuparam duas propriedades em momentos distintos, sendo a primeira no bairro Cascata do Amores, em Teresópolis, e a segunda dentro da APA do Vale do Rocio, Petrópolis, onde se tornou sede para a fundação da organização Essência Vital em 2002.

A Casa da Essência era uma espécie de ecovila e centro de tratamentos naturais e espirituais que recebia pessoas com múltiplas enfermidades. Mediante cadastro prévio e uma anamnese a Casa - situada na montanha e cercada de exuberante natureza - proporcionava aos seus visitantes/pacientes um tratamento integrado e gratuito. Em um primeiro momento eram realizadas palestras sobre reeducação alimentar, mudança de hábitos, conhecimentos e valores espirituais, práticas preventivas, etc. Em uma segunda etapa eram aplicadas técnicas terapêuticas, energéticas e mediúnicas tais como alongamentos, relaxamentos, meditações e respirações do yoga, musicoterapia, fitoterapia, aromaterapia, passes magnéticos, operações espirituais, irradiação, água fluidicada, etc.

Nas palavras dos terapeutas, médiuns e pacientes, "a Casa da Essência era um oásis, uma colônia espiritual na terra". Sem dúvida, um paraíso para refazimento e despertar da consciência em função das elevadas vibrações de amor e paz em seu ambiente de cura.

De maneira pontual, a Casa da Essência também proporcionava ações ecológicas, retiros, oficinas e spas com atividades de aprofundamento. Caminhadas, sauna, banhos de rio e cachoeira, aulas de yoga e tai chi complementavam uma vivência única no ambiente. Toda a alimentação preparada na Casa da Essência tinha enorme importância, ela era 100% vegetariana e dava-se preferência aos orgânicos.

A Essência Vital ainda sonha com uma sede própria que possa abrigar uma nova Casa da Essência.